Atualmente, os Jardins Verticais deixaram de ser uma tendência para se tornar uma realidade. Estando presentes nos mais conceituados projetos de arquitetura e decoração do mundo afora. Nos últimos anos, os brasileiros têm se rendido aos benefícios práticos das paredes verdes, além de sua inquestionável beleza. Embora haja essa busca, ainda vimos muitas dúvidas básicas sobre os Jardins Verticais e suas funcionalidades. Portanto, nós da Aqua & Paisagismo, escrevemos esse artigo para tentar esclarecer os principais pontos sobre esse tema tão importante.
O que são Jardins Verticais?
Jardins Verticais, simplesmente, são estruturas especiais montadas a paredes e que contém diversas vegetações, as quais são responsáveis por estilizar o ambiente. Na grande maioria das vezes, trata-se de uma estrutura leve, a qual deve ser sustentada pela parede e além disso, sustentar toda a vegetação. Fora isso, podem conter sistema inteligente de irrigação, no caso em que são necessários. Atualmente, são 4 principais tipos de vegetação: Natural, preservado, artificial e moss.
Jardim Vertical Natural
Estes são ideais para os ambientes externos, isso porque, eles são preparados com plantas naturais. Ou seja, elas necessitam de boa incidência de sol e também de irrigação periódica. Para a instalação, é fundamental essa análise, visando um crescimento, para que se desenvolvam de forma saudável. É bem versátil, a única exigência para a criação de uma parede verde é ter por perto um ponto de água, um ponto de energia e um ponto de dreno ou ralo.
Jardins Verticais Preservados
Estes jardins são uma boa alternativa para ambientes fechados, no qual há pouca luz. Seu nome é dado por conta de ser constituído de plantas naturais que passam por um processo de tratamento que conserva textura, folhagens e movimentos. Sua montagem é feita a partir de uma placa que acomoda as plantas, além disso, ela é revestida com uma fibra natural e tingida. Para garantir a fixação das plantas, utiliza-se grampos de alta pressão.
Jardins Verticais Artificiais
Fabricada com materiais de última geração e alta qualidade, o conhecido Jardim Vertical Permanente reproduz com perfeição formas, cores e texturas das plantas naturais. Normalmente, são produzidas com seda fina e poliéster. Extremamente versáteis, essas plantas artificiais podem ser produzidas em diferentes tamanhos e variadas espécies, além disso, a manutenção destas é praticamente zero. Outra vantagem , é a facilidade para ser aplicada tanto em ambientes internos quanto externos.
Jardins Verticais Moss
O Moss é uma planta musgo preservada de formato redondo e multidimensional. Desenvolvido de forma artesanal, é indicado para dar um toque de requinte e bom gosto a ambientes internos.
Principais Vantagens dos Jardins Verticais
Os Jardins Verticais entregam diversas vantagens para o ambiente. Por exemplo, deixando ele mais bonito, alegre, elegante e funcional, além da vantagem acústica. A Vegetação natural garante conforto térmico e uma filtragem da poluição do ar. Além de entregar um toque de modernidade e bom gosto a diferentes ambientes, internos ou externos, corporativos ou residenciais, são uma ótima forma de maximizar o espaço.
- Jardins Verticais Melhoram a Qualidade do Ar: Eles também limpam o ar externo de poluentes e poeiras, também ajudando a neutralizar os índices de carbono resultantes das emissões de combustível.
- Jardins Verticais Servem como Barreira Acústica: As plantas melhoram a qualidade do ar interno e atuam como uma barreira natural de isolamento acústico. A superfície verdade bloqueia sons de alta frequência e, dependendo da composição de sua base, pode bloquear ruídos de baixa frequência. .3
Recupere espaços ao transformar algo vazio em um elemento esteticamente agradável e criativamente estimulante. Quer saber mais sobre Jardins Verticais? Acesse aqui.
Ou entre em contato com a equipe da Aqua & Paisagismo!
Até a próxima.